Booking.com vs Airbnb, qual a melhor opção?
Como referido na maioria dos nossos artigos anteriores, ter várias plataformas para o nosso AL é realmente crucial.
De certeza que já pensaste em criar um anúncio em alguma destas duas plataformas. Dependendo a quem perguntares, haverá sempre opiniões distintas em relação a qual das plataformas trabalha melhor.
Dados confirmam que em 2022 o Airbnb tem cerca de 7 milhões de anúncios ativos em todo o mundo e a Booking.com conta já com cerca de 28 milhões de anúncios sendo que cerca 6,7 milhões são alojamentos locais.
A Booking.com é reconhecida principalmente pelos hotéis/hostels, o que faz com que a plataforma seja maioritariamente utilizada por pessoas que procuram hotéis ou experiências idênticas, mas atenção já existem muitas pessoas que utilizam a plataforma para anunciar os seus alojamentos e reservar por lá. O Airbnb é exclusivamente utilizado para reservar casas/villas ou apartamentos o que diferencia um pouco o público alvo.
Quais são as principais diferenças destas duas plataformas?
1.Avaliações
Na Booking.com, um ponto considerado negativo para muitos proprietários é não existir avaliações anteriores dos nossos possíveis hospedes ou a possibilidade de deixar uma avaliação aos nossos hóspedes.
Ao contrário do Airbnb, este pequeno detalhe facilita que seja ou não aceite uma reserva ou até mesmo fazer o proprietário conhecer o processo hóspede que receberá.
Tens de considerar este aspecto antes de colocar o teu anúncio na Booking.com, pois a plataforma aceita reservas sem antes existir uma troca de palavras, o que pode fazer com que o hóspede acabe por cancelar a mesma pois não percebeu alguma informação. No Airbnb existem os pedidos de reservas ou consultas de reservas, onde os hóspedes antes de reservem, questionam os hosts (proprietários) com todas as dúvidas que tiverem e só depois passam ao seguinte passo da conclusão da reserva.
2. Taxas e comissões
Todas as transações englobam 2 partes, o hóspede e o proprietário. Enquanto o Airbnb cobra às duas partes, a Booking.com não cobra aos hóspedes para reservar (o que é mais apelativo para existirem reservas)
O Airbnb cobra uma comissão de 3% (IVA incluído) para os proprietários por reserva, sendo que será posteriormente cobrada uma taxa adicional de 12% (IVA incluído) diretamente ao hóspede, este valor torna-se num ponto positivo para os proprietários em dúvida em qual plataforma apostar, mas atenção, a taxa será cobrada na mesma, apenas não ao proprietário.
Na Booking.com a comissão é diferente, é cobrado o valor de 15% (IVA incluído) sob o valor total da reserva.
3. Pagamentos das reservas
No Airbnb irás receber o pagamento do valor da reserva cerca de 24h depois ser feito o check-in ao hóspede.
Na Booking.com o processo é um pouco mais demorado.
Tens a opção de definir as condições e o agendamento dos teus pagamentos. As opções mais comuns são, o pagamento mensal ou semanal.
Se escolheres a opção do pagamento mensal receberás o pagamento da reserva até ao 15º dia após o check-out dos hóspedes. Se escolheres a opção do pagamento semanal irá recebê-lo todas as quintas-feiras após o check-out.
4. Organização de calendário
Além de todas estas informações, se tiveres o teu alojamento disponível em mais que uma plataforma, vais ter também de gerir os teus calendários com muita atenção, de forma a não admitir reservas nos mesmos dias no Airbnb e na Booking.com (overbooking).
Existem algumas soluções (como um channel manager) que fazem a gestão das várias datas entre as várias plataformas.
Na nossa opinião ambas as plataformas são importantes se queres fazer crescer o teu negócio. O nosso objetivo é sempre sermos mais reconhecidos e vistos por um maior número de pessoas. Portanto porque não colocarmos os nossos anúncios em ambas as plataformas?
Esperemos que tenhas gostado de mais um artigo da Alojoeste, fica atento!
E já sabes, na dúvida contrata a Alojoeste, que trataremos de todos estes processos por ti.